Aí está uma frase que ouço com muita frequência: “eu gostaria de meditar, mas não encontro tempo”. E, se você pensa que só ouço isso no panorama corporativo, está bem enganado. Acontece em todos os cenários. No trabalho, nos hábitos domiciliares, e até mesmo (acredite) no meio místico-filosófico. Existem muitas pessoas que praticam a chamada “meditação verbal”; só falam e nunca fazem.  Vamos conversar um pouco sobre isso, neste texto.

Em um escrito do famoso Prof Herbert Benson, ele cita um diálogo entre dois clientes, na sala de espera. São dois executivos. Um deles pergunta ao outro “Foi fácil fazer os exercícios de meditação esta semana?”. O outro respondeu “Não. Não tive tempo para fazer”. O primeiro respondeu “Então, acho que você não entendeu. Você não tem tempo é para não fazer”.

Isso é bem verdade. Afinal, o tempo passa muito rápido para que deixemos de cuidar da nossa saúde. Alguns terapeutas falam que “é preciso parar antes que o teu corpo te pare”. E isso também é verdadeiro.

 

APENAS UM POR CENTO DO SEU TEMPO

Em um outro artigo (https://robertocardoso.net/tenho-tempo-para-meditar/) falei sobre esse tema. Afinal, não se justifica esse argumento, quando falamos de algo (meditação) que tomaria 1,5 por cento do seu tempo vígil (acordado), e apenas 1% (um por cento) do seu tempo total em 24 horas!

Sim. Você tem tempo para meditar. Se tem tempo para ver redes sociais, tem tempo para meditar. Se tem tempo para ficar “pensando” na vida, tem tempo para meditar. Se tem tempo para “surfar” sem rumo na internet, tem tempo para meditar.

 

EXISTEM DIAS IMPOSSÍVEIS DE MEDITAR?

Existem aqueles dias que parecem mais difíceis, mais ocupados, mais estressantes, mais agitados, e que você diz “hoje não tenho tempo para meditar”. Pois eu lhe digo justamente o contrário: esse é o dia em que você mais precisa meditar.

Nesses dias agitados, a meditação reduz o nível de stress, regula hormônios, ajusta o metabolismo, diminui a sensação de sofrimento, enfim, é a coisa mais importante de não ser esquecida, nesse dia.

Outras pessoas falam que, ao chegar em casa, ficam em dúvida se meditam, se pagam aquela conta, se tomam banho, se comem alguma coisa, se leem aquele livro interessante, se veem aquele vídeo legal que enviaram, enfim, são tantas coisas que não sabem por onde começar. Vou lhe dar uma dica: quando estiver assim, comece meditando. Você vai ver que, depois, as outras tarefas se arranjam no restante do tempo, são feitas com mais leveza, e até mesmo as prioridades ficam mais claras, deixando ver o que precisa ser feito primeiro e o que pode ficar para um pouco depois. Em último caso, vai lhe fazer até reconsiderar sua ordem de prioridades do atual estilo de vida.

Medite nos dias em que estiver difícil meditar, pois esses são os momentos mais necessários. Essa mudança de mindset; essa verdadeira inversão de argumento, só acontecerá quando você entender que a meditação o pode proteger dos danos de dias assim, e o quanto ela pode. Vendo por esse outro ângulo, damos plena razão ao cliente citado pelo Prof Benson, quando ele dizia: “Você não entendeu. Você não tem tempo é para não meditar”.

 

A “PÍLULA MÁGICA” NÂO EXISTE

Vivemos, cada vez mais, na era da pílula mágica, do remédio salvador. Isso gera uma ideia de que tudo o que pode nos ajudar precisaria vir de fora de nós. E, de certa forma, tira de nós a responsabilidade pelo nosso próprio bem-estar. Curioso que, mesmo aqueles que assumem a responsabilidade por seu próprio sucesso (vários bons e dedicados profissionais), muitas vezes não assumem a responsabilidade por sua própria saúde mental.

Meditação é um desafio de você com você, para você, através de você. Ao contrário do que muitos acham, meditar é um ato de coragem.

 

A VIDA QUE PASSA

Sua vida está passando, e seu maior ativo (o tempo) também. Quer saber como utilizá-lo melhor? Como aproveitar melhor cada hora? Como estabelecer prioridades? Como fazer o que precisa ser feito sem se desequilibrar? Existem algumas coisas que podem lhe ajudar, e a meditação certamente é uma delas.

Medite. Sempre tempo. Sempre é tempo.

by Roberto Cardoso

Estamos aqui sempre que você precisar de nós

WhatsApp

(11) 9 9463-8446

Me siga